skip to Main Content
Menu

Ações de Cobrança em Geral

Se você administra um negócio, seja uma corporação ou uma sociedade unipessoal, uma das maiores dores de cabeça é a inadimplência dos clientes.

As contas a receber são a força vital de qualquer operação e, quando essa força motriz é desligada ou mesmo reduzida, pode gerar um impacto devastador na saúde financeira da empresa, o que pode trazer transtornos até irreversíveis quanto à sobrevivência da empresa no mercado.

Compreender seus direitos de executar ações legais por falta de pagamento contra os clientes inadimplentes é de suma importância para garantir a viabilidade financeira de sua empresa.

Fazer negócios significa correr riscos: sempre há uma hipótese de seu cliente não pagar. Quais são suas opções quando isso acontece?

cobranca-em-geral-1
cobranca-em-geral-2

Executar ações de cobrança em geral pode ser a solução!

Muitas empresas, assombradas pela inadimplência, precisam se valer de ações de cobranças em geral para se recuperarem. Cobranças Judiciais e Extrajudiciais são comuns no cotidiano de uma empresa. Não é uma opção não executar ações de cobrança, porém, lidar com elas internamente, por mais que possa se tornar rotineiro, consome muito tempo e traz riscos, pois um acordo feito de forma equivocada, sem apoio jurídico adequado, poderá até invalidar a cobrança do que é devido, isso sem falar na perda de tempo. Tempo esse que poderia ser usado de forma produtiva.

Pensando nisso, é que se deve buscar um meio legal e eficiente de se promover ações de cobranças em geral. Tal medida, feita de forma adequada é uma excelente alternativa para auxiliar empresas no recebimento do que fazem jus sem perda de tempo e gasto com seus funcionários que poderiam ficar focados em ações em prol da eficiência, produtividade, evolução e melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Então, se deseja realmente investir não só dinheiro, mas todo o tempo que puder em sua empresa, precisando executar ações de cobranças em geral, sua melhor alternativa é a contratação de um escritório de advocacia especializado que irá lidar de forma efetiva com tudo que você precisa.

Quais os tipos de ações de cobrança em geral uma empresa pode executar?

Primariamente, existem dois tipos de ações de cobrança em geral que uma empresa pode executar?

  • Ações de Cobrança Judicial;
  • Ações de Cobrança Extrajudicial.

Ambas se tornaram ações rotineiras nos processos internos das empresas com o avanço da crise financeira enfrentada por nosso país nos últimos anos.

Entenda o que o COMI Advogados pode fazer por você em cada tipo de cobrança;

1. Ações de cobrança extrajudicial

De antemão, iniciaremos um processo de cobrança de dívidas com a fase extrajudicial. Durante esta fase, evitaremos a necessidade de levar o caso ante a um tribunal pois, isso pode gerar custos maiores para a sua empresa. Por isso, entraremos em contato com seu devedor para garantir que o mesmo pague o que lhe deve.

Nesta fase, executaremos as seguintes ações:

  • Cartas de cobrança escrita e chamadas telefônicas: enviaremos ao devedor uma ou mais cartas de cobrança extrajudicial por escrito, propondo um acordo amigável para pagamento da dívida e entraremos em contato com ele por telefone, solicitando que pague a dívida com sua empresa dentro de alguns dias, com juros e custos;
cobranca-em-geral-3
  • Abertura de processo de cobrança legal: quando o devedor não atender a nenhuma de nossas solicitações, enviaremos uma carta informando que iniciaremos um processo de cobrança judicial. Na maioria das vezes, ao informarmos ao devedor sobre o processo jurídico de cobrança, o mesmo entra em contato propondo um acordo para pagamento.
cobranca-geral-4

2. Ações de Cobrança Judiciais

Quando seu devedor se recusar a pagar durante a fase extrajudicial de forma amigável, após consultarmos você, poderemos levar o caso aos tribunais.

Esse tipo de ação de cobrança demanda muito mais tempo e exige constante interferência de nossos advogados. O envolvimento da parte judicial fará demandar muito mais atenção para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Existem hoje três tipos de ações de Cobrança Judiciais:

  • Ação de Execução de Título Extrajudicial
  • Ação Monitória
  • Ação de Cobrança Procedimento Comum

O que irá determinar qual o tipo de ação deveremos interpor contra o devedor, será a análise prévia sobre a documentação que originou a dívida.

Qualquer empresa precisa fazer valer seus direitos e discutir seus contratos, execuções de títulos, ações de cobrança e etc. Tudo isso deve ser feito através de advogados especializados de modo a proteger e assegurar seus direitos.

Aqui no COMI, nossos advogados especializados em recuperação de dívidas através de Cobranças Judiciais ou Extras Judiciais possuem ampla experiência e conhecimento da legislação vigente no Brasil. Além disso, eles estão plenamente conscientes das tradições comerciais de nosso país. Isso facilita os acordos e a celeridade dos pagamentos por parte do devedor.

Você quer mais informações sobre nosso processo e abordagem para ações de cobrança em geral? Entre em contato conosco, podemos aconselhá-lo sobre a melhor abordagem e estratégia, além de sempre tentarmos encontrar acordos amigáveis. Porém, se necessário, não hesitaremos em levar o caso aos tribunais.

Venha tomar um café conosco e vamos juntos criar um roteiro para
diminuirmos a inadimplência de sua empresa hoje mesmo!

sandra

Dra. Sandra Comi – Sócia

Confira nossos serviços

Açoes Indenizatórias

O que é indenização?

A indenização é definida como um dever de compensar qualquer perda, dano ou responsabilidade incorrida por outro em um incidente de qualquer natureza.

Procon

Fornecedor de Serviços/Produtos x PROCON

Quando uma empresa é intimada pela FUNDAÇÃO PROCON para responder ou prestar esclarecimentos sobre uma eventual reclamação, a mesma precisa…

Back To Top