Como cobrar os títulos de crédito de forma adequada e efetiva?
Há diversos passos a serem seguidos ao fechar um negócio, desde a realização da venda até o fornecimento do produto ou serviço, mas também é essencial que os empreendedores saibam como realizar a cobrança de títulos de crédito. Afinal, quem não quer garantir o faturamento no final de todo mês?
Neste post você vai encontrar informações sobre os documentos em questão e sobre como realizar as cobranças. Acompanhe!
O que são títulos de crédito?
São instrumentos escritos que formalizam uma venda realizada, que pode ter sido a prazo, à vista ou com uma data específica a ser paga. Há diversos tipos de títulos de crédito, confira a seguir os mais utilizados no dia a dia de um empreendedor e suas principais características:
Cheque
É uma ordem de pagamento à vista emitida por uma pessoa a favor de um beneficiário (tomador). A instituição bancária recebe o cheque e efetua o pagamento com base nos fundos do sacador (quem emitiu o cheque).
Letra de câmbio
Esse também é um mando de pagamento, e pode ser à vista ou a prazo. Diferentemente do cheque, o dinheiro desse documento não precisa ser sacado em banco: a quitação é feita diretamente pelas partes.
Duplicata
Emitida para comprovar realização de compra e venda, cujo pagamento se dará em menos de 30 dias. É necessário que haja a assinatura pelo comprador, provando que ele concordou em assumir o compromisso.
Nota promissória
Como o próprio nome diz, é uma promessa de pagamento, ou seja, o comprador se obriga a entregar o dinheiro até seu vencimento.
Quais são os termos que devo conhecer?
Provavelmente você já ouviu falar de endossantes, sacadores e outros termos mas não faz ideia do que sejam, não é mesmo? As nomenclaturas utilizadas para designar cada ato ou parte dos títulos são bastante incomuns, mas seus conceitos não são difíceis de entender.
Confira a seguir o significado das palavras mais comuns nesse meio:
Sacador, sacado e tomador
São as partes envolvidas nos negócios. O primeiro é aquele que emite o título. O sacado é a quem a ordem de pagamento é dirigida — como o banco, no caso do cheque. Por fim, o tomador é a pessoa que se beneficia, recebendo a quantia estipulada.
Endosso
Ato de transferir a titularidade da ordem. O endossante transfere os direitos do benefício ao endossatário.
Aval
Ação em que uma pessoa (avalista) assume posição de garantidor do pagamento caso o responsável não o faça.
Aceite
O sacador acolhe a ordem do título, se obrigando a realizar o compromisso por meio de sua assinatura.
Como um título vence?
Os vencimentos se dão pelo decurso do tempo. Caso o prazo estipulado para o pagamento seja ultrapassado, a obrigação passará a ser exigível. Agora basta que se faça a cobrança do documento.
Como faço uma cobrança de títulos de crédito?
Caso o comprador não faça o pagamento voluntariamente, é possível fazer o protesto do título, levando-o a um cartório para tentar resolver o problema amigavelmente. Caso não o faça, seu nome será negativado.
Quanto às possíveis medidas judiciais, não há necessidade de um complexo e demorado processo, pois pode-se adotar diretamente o rito da execução. Isso significa que não há discussão de mérito: o mau pagador será diretamente obrigado a pagar.
Existem três características que o documento deve possuir para que seja possível adotar esse método:
- liquidez — valor em dinheiro e certo;
- exigibilidade — pode ser cobrado pois já venceu;
- certeza — obrigação é certa e indiscutível.
Fique atento: cada título tem um prazo prescricional (período que pode ser cobrado). Caso esse prazo vença, será necessário ajuizar uma ação comum em vez da execução.
As peculiaridades de cada título são diferentes e complicadas, mas pode-se concluir que a cobrança de títulos de crédito em si não é difícil, basta se atentar aos prazos e à execução citada. Assim, o faturamento do seu negócio será garantido!
Gostou de saber mais sobre a cobrança de títulos de crédito? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!